22.1.12

 

 
FC PORTO 3-1 Vitória de Guimarães 

 

O 11 era o esperado, Belluschi em má forma deu lugar ao Defour, Danilo entrou na segunda parte. 

 

Começamos bem o jogo, apesar de não conseguir criar muitas oportunidades o Porto deu sempre intensidade ao seu jogo. Bem que continua a faltar algo ao meio campo ofensivo, esse sector cria pouco jogo. O primeiro golo aparece depois de um excelente passe do James e de uma grande jogada do Rolando, parecia um Ponta de lança. O Porto continuou a dominar mas sem criar grandes oportunidades. Nota para as duas agressões do Edgar que nem um amarelo levou. 

 

Na segunda parte, o Porto entra com tudo, muita pressão nos adversário muita intensidade, gostei de ver, e foi com naturalidade que chegamos ao segundo golo. Grande passe do Kleber e bela finalização do Moutinho. O jogo estava controlado e parecia ganho mas depois de uma falta inexistente o Vitória reduziu. Mesmo assim não abanamos e o Vitória não fez rigorosamente nada. O terceiro golo apareceu num penalti forçado mas que é justo sobre o James, o próprio marcou o castigo máximo. 

 

Conclusão: Não foi um jogão, mas foi um Porto muito melhor do que o das ultimas semanas. Fomos sempre superior ao adversário, faltou capacidade para criar mais oportunidades. Mas para mim tendo em conta as circunstancias e os últimos jogos foi um Porto que venceu e convenceu. 

 

Destaques Positivos: Rolando - Impecável na defesa e fez um Grande Golo James - Fez a assistências para o primeiro golo e sofreu e marcou o penalti. Álvaro Pereira - Está em grande forma, continua a ser um dos principais desequilibrador. 

 

Destaques Negativos - Helton - No lance do golo poderia e deveria ter defendido para o lado e não para a frente. Acontece. 

 

Estreia de Danilo - Entrou na segunda parte para o lugar do Defour, acabou o jogo do lado direito do meio campo. Gostei do que vi, vai acrescentar qualidade ao plantel. Ele tem características de médio, mas com os problemas no lado direito da defesa talvez jogue nessa posição. Vítor Pereira é que vai ter que escolher.

 

Nota - Absolutamente lamentável o que o repórter da TVI andou a dizer durante todo o jogo, sempre a criticar o Porto. Mesmo depois na flash interview teve perguntas inacreditáveis. Vergonha! 

 

A ultima palavra vai para o excelente ambiente no Dragão. 

 

link do postPor 100% Dragão, às 20:25  Comentar

De Vila Pouca a 23 de Janeiro de 2012 às 08:30
Um Dragão muito bem composto, mais de 34 mil espectadores, apadrinhou a estreia de Danilo - bons pormenores...- e viu um Porto de boa cepa, vencer um Vitória que deu boa réplica, mais foi impotente para contrariar a mais valia do conjunto azul e branco, que venceu com justiça e pelos números, mais golo menos golo, correctos.
Havia a curiosidade, extrapolada por uma comunicação social sempre à procura de brechas para poder perturbar, de saber como se apresentaria o Campeão sem Hulk, talvez a sua unidade mais influente. Pois, sem escamotear a importância do nº12 na equipa de Vítor Pereira, que é notória, hoje ficou provado que há mais vida para além do Incrível Hulk.

Entrando bem no jogo a equipa portista fez uma primeira-parte muito razoável, uma das melhores dos últimos tempos. Com a atitude correcta, o ritmo indicado, boa organização e circulação, foi um Porto competente, sério, pressionante, seguro atrás - com a excepção de Otamendi -, dominador no meio-campo, perigoso no ataque, apesar de neste sector, apenas Varela ter estado a alto nível - Kléber, generoso, mas inconsequente e ai, ai, ai James. Assim, não admirou que a vantagem chegasse, por Rolando, qual ponta-de-lança, na desmarcação, domínio no peito, remate colocado e fora do alcance do guarda-redes. Vantagem mais que justa, embora a equipa vimaranense pudesse ter empatado por Paulo Sérgio, o que a acontecer não daria uma imagem correcta do que tinham sido os 45 minutos iniciais.

Se na primeira metade, houve qualidade, na segunda ainda foi melhor.
Entrando com tudo, pressionando alto, encostando o Vitória lá atrás e não o deixando sair, o F.C.Porto fez o 2 a 0 e a coisa prometia. Estava o Porto a brilhar, até a empolgar e o público a gostar, quando Hugo Miguel, o árbitro, teve uma paragem cerebral, ligou o complicador e começou a meter água na chama do Dragão.
Primeiro, Kléber, carregado em falta, ficou sem a bota e levou um injusto amarelo. Depois, um corte limpo de Fernando, foi transformado em livre, reacção espontânea do Polvo a protestar e mais um cartão que impede o trinco portista de jogar frente ao Gil Vicente. Livre marcado, equipa momentaneamente desconcentrada e na recarga a uma defesa de Helton, o Guimarães reduziu, claramente, contra a corrente do jogo. Diferença mínima, novo ânimo no conjunto que veio da cidade berço, mas sem nunca colocar em risco a vantagem do F.C.Porto. Passados poucos minutos, talvez porque algo lhe pesava na consciência, o juíz de Lisboa entrou em compensações e marcou um penalty, que e a crer no que ouvi na rádio, não existiu - ainda não vi as imagens e no campo o lance deixou-me dúvidas. Vantagem de dois golos reposta e daí até final apenas tempo para entrarem Belluschi e Souza, já que nada mais de relevante aconteceu.
Mais uma vitória, 55º jogo sem perder para o campeonato, um Dragão "vivinho da silva" e pronto para lutar até ao fim, pelo principal objectivo da época, a conquista do bicampeonato.
Para além do que referi acerca da qualidade da exibição do F.C.Porto, hoje vi uma equipa unida, solidária e mais Porto. Este caminho não pode ter retorno!

Começando de trás para a frente, grande Maicon, grande Rolando, super-Alvaro, bem Defour, excelente Moutinho, fantásticos Fernando e Silvestre Varela. Helton cumpriu, Otamendi melhorou na segunda-parte, James esteve abaixo do que pode, Kléber ainda bem que fez a assistência para o golo de Moutinho, senão... Danilo, quero ver mais, anda ainda um bocado à procura do seu espaço, mas teve, como já disse, bons pormenores. Belluschi e Souza, o tempo foi pouco, mas o brasileiro esteve mais assertivo.

Abraço

Estádio do Dragão
Janeiro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13

15
16
19
20

24
26
27



blogs SAPO