A um dia do arranque dos trabalhos, o FC Porto já tem a equipa técnica praticamente definida: Semedo e Filipe Almeida são os novos nomes a acrescentar a Vítor Pereira, chefe da equipa, e Wil Coort, que se mantém como treinador dos guarda-redes. Falta apenas conhecer um dos nomes, provavelmente o segundo da hierarquia, que ocupará o lugar que era de Vítor Pereira na época passada. Bruno Moura, treinador do Santa Clara, continua a ser forte hipótese. A decisão será conhecida ainda hoje até porque amanhã estará toda a gente no Olival para começar os treinos.
A opção por Semedo acaba por ser a grande novidade, uma vez que Filipe Almeida era a escolha conhecida para render José Mário Rocha, que também seguiu para o Chelsea com Villas-Boas.
José Orlando Vinha Rocha Semedo tem 46 anos, nasceu em Ovar (perto de Espinho, de onde é natural Vítor Pereira) e, como jogador profissional, só conheceu dois clubes: FC Porto (13 épocas), onde se sagrou campeão nacional por oito vezes, e Salgueiros (três épocas). Quando arrumou as botas esteve alguns anos afastado da vida futebolística activa, tendo sido adjunto dos sub-17 do Padroense (09/10) e, na última temporada, adjunto de Capucho nos juvenis do FC Porto. Ou seja, trata-se de um "homem da casa", com cultura do "Dragão" que será o elo mais próximo entre o plantel e a equipa técnica.
Pedro Ribeiro, que estava no Feirense, poderá ficar com a pasta da observação dos adversários. Quem também passa a integrar a estrutura do futebol portista é Carlos Campos, ex-preparador-físico do Leiria, mas sem estar directamente ligado à equipa técnica de Vítor Pereira.
Está encontrado o substituto de Pedro Emanuel. José Semedo jogou mais de 10 anos no nosso clube, no ano passado era adjunto nos juvenis. Do que me lembro do Semedo, é que não sendo um craque, era um jogador útil e muito respeitado pelos colegas, profissional acima de tudo. Como é indicado na foto é um "anti-vedeta". Ficou também marcado pelo (estranho) caso de doping, lembro-me daquela conferência de imprensa com todo o plantel a dar-lhe apoio.
Haveria vários tipos de perfis para a função, o Porto escolheu um perfil mais discreto, humilde, simpático...digamos que é mais um Helton/Lucho do que um Jorge Costa/Bruno Alves...
Certamente será muito útil ao Vítor Pereira, a todo plantel e acima de tudo ao FC Porto.
Boa Sorte Semedo.
PS: Quanto ao resto da equipa técnica... não conheço, foram certamente escolhidos pessoas da confiança do Vítor Pereira.